Música: Faça a escolha certa!

Trovatore Coral e Orquestra - 1 de novembro de 2015

20161105_160257

A música é arte, emoção e memória. Ela é um dos principais elementos de uma cerimônia. Ela marca momentos importantes das nossas vidas, de um relacionamento, de um encontro, da história de um casal apaixonado. Portanto, podemos dizer que ela é a memória de momentos importantes da vida. Em um casamento, não é diferente. A trilha sonora não só relembra os momentos inesquecíveis do casal, como ajudam a vivenciarem a cerimônia de forma mais harmoniosa, requintada e solene. Afinal, ela confirma ainda mais o sentimento do casal, naquele momento.  É muito difícil imaginar a noiva entrando na igreja sem o toque dos clarins triunfais, ou um cortejo de violino para a entrada da florista ou entrada da aliança, pois é como ficasse faltando algo, de acordo com os ditos da sociedade, todo casamento tem música, e onde há música há um conjunto, uma banda, uma orquestra.  A música contribui do inicio ao fim para que a cerimônia matrimonial seja marcante e emocionante.

20160917_172155
Ao definir a formação de músicos para a trilha sonora da cerimônia matrimonial ou evento, primeiramente é necessário atentar-se a aspectos importantes.
O primeiro e fundamental é saber a quantidade de músicos que seu planejamento financeiro comporta. Por maior ou menor que seja a formação de músicos, ela sempre será mais vibrante, requintada e viva que um cd player. Presenciei muitas cerimônias arruinadas simplesmente porque soltaram a música errada no momento que não era adequado, ou pela qualidade sonora do ambiente estar ruim. Um som de cd player com ruídos parecidos a uma caixa de abelha pode colocar por um fim a  todos os detalhes da cerimônia matrimonial empobrecendo todo o momento.

O Segundo aspecto é definir a quantidade de músicos de acordo com a acústica do local e do repertório a ser definido. Não adianta colocar dez músicos em uma pequena capela ou dois em uma grande igreja. Por isso, procuramos estudar o local da cerimônia, visitando e conversando com os responsáveis, para montar uma logística favorável e estratégias, para que tudo saia de acordo. Além disso há estilos de músicas que precisam de elementos importantes como uma percussão para que sejam executadas de forma harmoniosa. Para isso, nossa assessoria auxilia de forma detalhada a definir através de um planejamento musical a escolha ideal da quantidade de músicos e os instrumentos mais adequados de acordo com os aspectos do local da cerimônia e do valor a ser investido na contratação da orquestra.

20160925_125314

Instrumentos para a formação da orquestra

Alguns dos mais renomados e antigos instrumentos de uma importante Orquestra Sinfônica ou Filarmônica como: piano, violinos, violoncelo, saxofones, flautas, clarins, trompetes, percussão e campanas, podem ser utilizados para a formação da orquestra e do repertório da trilha sonora da cerimônia. Cada instrumento tem sua função específica dentro da formação e o repertório é definido de acordo com os instrumentos escolhidos. Geralmente os instrumentos mais pedidos são os clarins e violinos por terem um efeito visual mais forte. Em grande parte são escolhidas formações somente instrumentais, pois proporcionam um efeito diferenciado, requintado e leve, possibilitando adaptar músicas de diversos estilos e mais modernas dentro do contexto religioso da cerimônia, adequado as restrições culturais e litúrgicas do local onde será realizado o casamento. Quando são escolhidos formações com cantores, as vozes adicionadas à orquestra dão um efeito mais vibrante e imponente. Vale ressaltar que para este caso, a escolha do repertório deve ser feita de maneira a não ferir nenhum rito religioso. Existem igrejas que se faz necessário enviar a lista de músicas para aprovação antes mesmo da contratação da orquestra.

dsc_00171

A importância dos detalhes na contratação da Orquestra

Existem detalhes que fazem toda a diferença na contratação de uma orquestra. Cada componente da formação tem sua função específica e deve exercer uma única atividade. Não existe violinista que faz o cortejo da florista e faz o cortejo com clarins ao mesmo tempo, ou tecladista que toque flauta. A Trovatore Coral e Orquestra preza pela qualidade e satisfação dos nossos clientes. Se contratarem cinco músicos, por exemplo, você terá os cinco integrantes tocando seus instrumentos específicos.  Há empresas que vendem formações com cinco ou mais músicos, mas no dia da cerimônia só levam dois ou três para tocarem diversos instrumentos além de muitos dublarem os cortejos e os clarins com playbacks e mídis sampleados no teclado.

Em nossas execuções utilizamos somente músicos com instrumentos ao vivo, para que seja traduzido o verdadeiro sentimento, harmonia e requinte que se pede ao momento.

Para a contratação da orquestra, o ideal é que seja feita preferencialmente com no mínimo de seis meses de antecedência ao casamento ou mais, para que desta forma o planejamento musical seja perfeito, não havendo indisponibilidade na agenda e pouco tempo para a definição da trilha sonora. Para o repertório, é importante que o mesmo esteja definido três meses antes para que sejam feitos os arranjos necessário e se tenha tempo hábil para os músicos ensaiarem.

Além disso, contratando com mais antecedência, há condições mais favoráveis para o pagamento parcelado dos valores.

A Trovatore Coral e Orquestra está sempre à sua disposição para tirar dúvidas e auxiliá-los no planejamento musical do seu evento. Entre em contato e agende uma visita em nosso estúdio. Será um grande prazer poder fazer parte de um momento tão especial da vida de vocês.

 

Reinaldo A. Silva
Equipe Trovatore Coral e Orquestra.



Um comentário para “Música: Faça a escolha certa!

Deixe uma resposta